sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

10 dicas para vencer a batalha psicológica nas provas

Todos que já correram um Ironman ou um Ironman 70.3 sabem que o seu nível de preparação física nos três esportes não é o único fator, e talvez nem mesmo o principal, para ter um bom desempenho. Entre o tiro de largada e a linha de chegada, o seu maior desafio é sua mente.

Pensamentos negativos podem ocorrer a qualquer momento e, diante de um momento de dificuldade, destruir sua autoconfiança e acabar com sua prova. Aprendi isso da forma mais dura possível: durante uma prova de Ironman 70.3 fui atingido na cabeça na natação e me senti muito mal, chegando a vomitar na água. Logo depois, na mesma prova, tive um pneu furado logo na saída da primeira transição. Apesar das dificuldades, consegui terminar a prova, com um tempo ruim, mas com uma satisfação que nunca havia sentido.

Aprendi que é possível estar preparado também para essa batalha psicológica. Apresentamos 10 dicas para treinar sua mente para enfrentar os desafios e dificuldades que podem ocorrer em uma prova:

1. Visualize sua prova nas horas vagas: encontre momentos em seu dia para pensar sobre seu desempenho na prova mentalize como você quer se sentir em cada etapa. Isso vai fazer com que você se sinta “em casa”, pois vários momentos serão muito próximos ao que você imaginou, reduzindo sua ansiedade.

2. Faça dos seus treinos um esboço de suas provas: os treinos também são um espaço para mentalização. Por exemplo, quando estiver terminando um treino longo de corrida, pense na emoção de terminar a prova para a qual está se preparando. Essa preparação fará com que você suporte melhor as condições duras da prova, pois seu corpo já reconhece a sensação de satisfação posterior.

3. Prepare-se para as piores situações: diversas situações inesperadas podem ocorrer durante os treinos, como um pneu furado, um equipamento quebrado, você pode esquecer sua alimentação em casa, pode ter um problema estomacal e muitas outras possibilidades. Faça dessas situações uma preparação para as provas e, se possível, não pare de treinar e volte para a casa. Tente fazer o que faria no dia da prova, imaginando situações ainda piores.

4. Seguindo o passo anterior, crie situações difíceis e desafios em alguns treinos durante a temporada. Converse com seu técnico sobre a possibilidade de incluir treinos inesperados eventualmente.

5. Durante a prova, sua mente precisa estar sempre clara e focada na chegada, não nas dificuldades. Se você tiver um pneu furado, por exemplo, não pense no tempo que você perdeu, pense em continuar sua programação de prova, mantendo seu ritmo e os pensamentos positivos. Mais uma vez, utilize imprevistos nos treinos para se preparar.

6. Não se desespere com situações difíceis, como um pneu furado ou porque você sofreu uma penalização de 5 minutos. Faça sua prova como você mentalizou durante sua preparação. Muitos atletas apresentam seu melhor desempenho em situações como essa simplesmente porque estão confiantes o suficiente para ignorar esses fatos.

7. Evite definir seu estado a cada 5 minutos durante uma prova longa. Muitos atletas se preocupam demasiadamente com seu estado e acabam com uma grande confusão mental: “Estou me sentindo bem…(5 minutos depois)…Estou me sentindo mal, vou quebrar…(5 minutos depois)… vou bater meu recorde pessoal… (5 minutos depois)… estaõ todos muito rápidos, será que estou quebrando?…” Livre-se desses pensamentos e pense que, se você está fazendo tudo direito (hidratação, alimentação e ritmo), então a chance de ser a prova da sua vida é a maior possível.

8. Se a situação estiver muito difícil ou se as distâncias parecerem intermináveis, separe a prova em trechos menores, com metas intermediárias. Essa atitude fará com que você se sinta mais motivado ao cumprir seus objetivos menores. Em um piscar de olhos sua próxima meta será a linha de chegada.

9. Faça o que você tem que fazer e sinta-se feliz com isso. Se você tiver que parar para ir ao banheiro, para se alimentar, para alongar ou para qualquer outra necessidade.

10. Não espere uma prova perfeita, crie uma prova perfeita superando as adversidades e se preparando para lidar com situações imprevistas. Não fique frustrado porque a prova não foi perfeita, fique feliz porque você conseguiu superar o problema e cruzar a linha de chegada. Você dará mais atenção ao fato de ter o privilégio de poder competir em um esporte tão maravilhoso.

Fonte: Wagner Araújo e Mundo Tri

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO