quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Características Psicológicas durante Pico de Performance

O esporte é tudo e só é prejudicial se feito de maneira incorreta e sem acompanhamento profissional. Quem faz não larga, e quem tem objetivos altos, está sempre em busca do aperfeiçoamento e do PICO NA PERFORMANCE.

O pico de performance (Peak Performances) significa aquele momento mágico aonde um atleta consegue executar sua performance física e psicológica sem nenhum erro, de uma maneira excepcional e natural. Essas performances geralmente resultam em recordes pessoais.

Esse é o momento aonde atletas e técnicos trabalham tanto em busca da excelência. Atletas podem ser treinados para que eles alcancem esses picos de performance? Quais são as características principais de atletas que atingem esse momento mágico?

Particularmente com mais de 13 anos praticando esportes de resistência no nível profissional (triathlon, ciclismo e mountain bike) o principal é ficar tranquilo e deixar tudo fluir naturalmente. Por experiência própria acontece muitas vezes de nós atletas fazermos tudo certo para alcançarmos um pico em uma competição importante e porque as vezes gastamos uma temporada inteira para ir bem em uma só competição acaba que isso põe uma pressão muito grande e em vez de ajudar atrapalha na hora do vamos ver.

Nos últimos 20 anos, houve muitas pesquisas sobre os aspectos psicológicos que levam ao pico de performance. Ken Ravizza foi um dos primeiros psicólogos esportivos a publicar um estudo com as experiências subjetivas de atletas durante seus picos de performance. Mais de 80% dos atletas perceberam as seguintes características:

• Nenhum medo de perder
• Sem pensamentos sobre a performance em si
• Foco total na atividade
• Performance fluindo naturalmente e sem esforço
• Sentimento de estar em total controle da situação
• Experiência única, temporária e involuntária

Em outro estudo, Loerh and Garfield entrevistaram centenas de atletas de elite e identificaram 7 características físicas e mentais que os levaram ao pico de performance:

Relaxamento mental – isso foi descrito como uma paz interior. Os atletas responderam que eles tinham um alto nível de concentração nesse estado fazendo como se o tempo estivesse mais lento. Em contrapartida, a perca da concentração foi relacionada ao senso de que tudo estava acontecendo rápido demais.

Relaxamento físico -sentimento de que os músculos estavam relaxados e fluindo com os movimentos.

Confiante/otimista - Atitude positiva, auto-confiança e otimismo. Conseguir manter o controle e a pose mesmo em momentos difíceis da competição.

Foco no Presente – Quando você tem a harmonia do corpo e da mente trabalhando juntos. Nenhum pensamento do futuro ou do passado. O corpo funciona automaticamente, sem esforço mental.

Muita energia – Um estado de alta energia frequentemente descrita como sentimentos de satisfação, ecstasy, intensidade, e estar “quente”

Alerta extraordinária – o atleta está alerta a tudo. Ele está alerta em relação a reação dos outros competidores, eles perecem ler o próximo passo dos outros atletas.

Sob controle – o corpo e a mente parece saber exatamente o que fazer.

Matéria por Hugo Pradoneto
Mundo Tri

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO