terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A corrida no ritmo feminino

A Mulher continua descobrindo a corrida e tudo que ela pode proporcionar quando praticada regularmente e com uma orientação personalizada. Em todas as provas que são realizadas no Brasil e no exterior o número de mulheres é cada vez maior e sua performance na média tem melhorado muito.

 O curioso é que pesquisas constatam que a mulher acima de 35 anos predomina nas provas. Muitas vezes as mulheres estão presentes até nas faixas etárias acima de 65 anos.

 O que eu posso perceber com o meu grupo de corredoras é que a partir do momento que a aluna entende o desenvolvimento do seu treinamento e sente que tem condições reais de se manter na corrida e evoluir nos seus objetivos, ela se encanta, e vê na corrida o suporte essencial para o seu equilíbrio. Assim a corredora passa a ter confiança e parte em busca do aperfeiçoamento.

 O treinamento para as mulheres precisa ser desenvolvido gradualmente e também deve respeitar muitos aspectos, principalmente os individuais. O ritmo feminino, por exemplo, é um deles e deve ser respeitado para que todas as etapas do treinamento sejam assimiladas sem contratempos. Por isso é necessário bom senso do professor ou personal, mas também por parte da aluna, que deve evitar a ansiedade, para descobri esse ritmo. Ela deve respeitar seu corpo e principalmente buscar o seu ritmo ideal.

 No início este ritmo ideal pode ser alcançado através de um check-up, que inclui hemograma completo, eletrocardiograma e uma teste ergoespirométrico. Posteriormente ela deve realizar uma avaliação prática com seu personal, onde será levantada como esta a sua condição física atual. Uma análise mais profunda é importante. Nesta a aluna falará e responderá um questionário com itens abordados que ajudarão o personal e a aluna a se conhecerem melhor, bem como constatar as dificuldades da aluna e os aspectos que lhe são favoráveis. Tudo para buscar o ritmo ideal.

 Na verdade o treinamento acontece a partir do reconhecimento e da
 importância que a aluna dará a sua atividade, além da sua conscientização pessoal. A corrida tem que ser vista como um benefício para a saúde.

 O ritmo feminino precisa ser alcançado e objetivado para que a corredora permaneça motivada e em condições reais de melhorar sua postura, passada, sua capacidade de adaptar-se ao esforço, melhorar sua resistência global e sua determinação. Ela também deve ficar atenta as reações de seu corpo e sentir juntamente com seu personal qual a dinâmica/seqüência de treinos que lhe favorecem. Tudo isso deve sempre levar em consideração suas características e objetivos.

 Vale lembrar que a aluna deve realizar no mínimo três treinos na semana para sentir os benefícios da corrida. Se a aluna se mantém em atividade e dá continuidade à corrida, a partir do terceiro mês ela já sente que esta adquirindo ritmo, passa a conhecer parte de suas reações no momento em que esta treinando e passa a se superar. Posteriormente ela descobrirá o seu ritmo ideal, será conhecedora de seu ritmo cardíaco, da sincronia de sua passada, do alinhamento e do movimento de seus braços e principalmente perceber que já possui recursos para correr por mais tempo ou mais intensidade.

 Quando falamos em ritmo ideal estamos propondo uma busca inédita, este ritmo se fará presente em tudo que é importante em nossas vidas, e pode nos levar a muitas descobertas. Com certeza este encontro com a corrida e o nosso ritmo nos levará a lugares e experiências que renovarão nosso espírito, fortalecerá o nosso corpo e nos tornará mais aptas a novos desafios.

 A corrida na sua essência é ritmo, todos temos o nosso, que no decorrer de nossas vidas se perde, por isso temos que resgatá-lo sempre e isso precisa ser feito de tempos em tempos. Quando corremos nos libertamos, tornamo-nos diferentes, especiais para nós mesmas.

 A mulher sente necessidade de leveza, a leveza nos faz reagir e quando encontramos o nosso ritmo é certo que encontramos parte de nosso caminho. Portanto vamos nos movimentar, correr, caminhar rápido. A mulher já percebeu que corrida é uma iniciativa que proporciona integração. Vale a pena experimentar!

Materia por Eliana Reinert e WebRun
Foto: Minisaia

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO