sábado, 16 de janeiro de 2010

Confira dicas para natação em águas abertas


A maior dificuldade de um triatleta que está iniciando em competições, sem dúvida, é nadar em lagos ou mar. Existem os atletas que já têm este domínio, tiram isto “de letra”, para surfistas, mergulhadores, corredores de aventura é muito fácil, apenas têm que aprender a se navegar na água.
Agora para aqueles que isto é um problema, vou colocar aqui algumas dicas importantes.Se você é aquele atleta que sempre treinou em piscina, fundo transparente, água quentinha, vamos lá, você têm jeito.

Para começar você deve colocar em sua programação alguns treinos em águas abertas, sempre com o cuidado de ter alguém por perto, dando preferência um atleta com experiência ou um salva-vidas, ou ainda alguém com caiaque ou barco, fazendo sua segurança.
Se isto não for possível, nade paralelo à praia, no rasinho mesmo, respirando bilateralmente, verificando assim o andamento das ondas. Sempre utilize toucas coloridas e muito cuidado com os barcos e jets.
Agora vamos a algumas técnicas do nado:
1- Mesmo treinando em piscina, faça rodagens bilaterais;
2- Em rodagens longas, faça por exemplo a cada 100m uma respiração com cabeça para fora d’água, tipo pólo aquático;
3- Treine para fazer braçadas mais altas e longas;
4- Treine com roupa de borracha pelo menos uma vez por semana, já que na maioria das provas o uso dela é liberado;
5- Coloque sempre o óculos embaixo da touca;
6- Treine com mais pessoas na raia, podendo até fazer séries saindo até 3 nadadores lado a lado;
7- Faça simulados completos, pois seu gasto energético é maior que outros atletas que possuem esta técnica;
8- Quando for nadar no mar, fique sempre de frente para as ondas, passe-as por baixo, e ao chegar à superfície dê uma pernada de peito e prossiga. Quando estiver voltando, ou seja, de costas para as ondas, vale muito a pena nadar um pouco de costas quando estiver próximo à arrebentação, para não tomar uma onda “na cabeça” ou ainda pegar um “jacaré”.
Com estas dicas e muito treino fica tudo mais fácil!!
Grande abraço!

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO