sábado, 9 de janeiro de 2010

Corredores fundistas precisam ser muito magros?

Muito magros, parecendo anoréxicos, não. Mas, quantos menos peso eles puderem carregar, melhor. Não adianta um cara com físico de velocista, mesmo tendo uma capacidade cardiopulmonar fantástica, que vai sofrer mais do que um magrela.

Estamos falando de fundistas, aquelas provas acima de 10.000m, pois até os 10 mil o sujeito pode ter uma massa muscular mais avantajada do que o corredor de provas acima disso. Sabe por quê? Porque hoje em dia em provas até 10.000m, os tempos estão tão fortes que parecem provas de meio-fundo. Para se ter uma idéia do que estou falando, veja o recorde mundial dos 10.000m em pista, 26’17", ou seja, o recordista mundial fez em cada volta de 400m, o tempo de 63segundos. Para quem corre, sabe o que é fazer uma volta de 400m para 63s, faz-se força, agora imaginem vocês dar 25 voltas para esse tempo, sem descanso. Resumindo, o cara tem que ter uma certa velocidade e força. Um magricela não tem tanta força assim, aí é preciso massa muscular para agüentar o tranco.



Já um corredor de longa distância, acima de 10.000m, muita massa prejudica o desempenho, pois é um peso a mais para carregar, apesar de que correr uma maratona para 2h04m27s (recorde mundial), ou seja, 71s a cada 400m, em média, também não é para qualquer um.

Em 1973, numa corrida rústica na Avenida Atlântica (RJ), uma senhora chegou perto de mim e indagou: "Não consigo entender. Meu filho tem todos os atributos para ser um campeão. Ele treina todo os dias, levanta pesos, se alimenta feito um cavalo, mas quando chega nas corridas, só vejo sujeitos feito você, magrinhos, ganhando dele". Quando eu vi o filhinho da mamãe, o cara era uma tora, todo patola, marombeiro perdia feio pra ele. O cara parecia o Mister Universo. Aí eu expliquei a ela, que os levantamentos de peso que seu filhinho fazia atrapalhava mais do que ajudava nas corridas de longa distância.

É isso, muito peso atrapalha nas corridas de fundo. Muita gente quer por que quer correr maratonas, provas de 10km, mas se esquecem que não nasceram para isso, pois por mais que malhem, não conseguem ficar fininhos, pois suas constituições físicas não permitem. Aí, se lesionam com facilidade por causa do peso extra que carregam. Os personais training, professores de Educação Física, preparadores deveriam parar de enganar a população ao dizerem que todos tem condições de completar uma maratona. Ter condições, até que tem, mas o preço que se paga é um pouco alto para alguns, além do que, correr uma maratona não qualidade de vida.


Texto: Prof. Nilton Duarte Monteiro

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO