sexta-feira, 16 de abril de 2010

Princípios para iniciantes no triathlon

Os objetivos de seu treinamento

Você deseja fazer do Triatlo a melhora da sua saúde, ficar em forma e sentir prazer com isso? Você deseja completar seu primeiro Triatlo ou os próximos Triatlos sem dificuldade e com cada vez mais motivação?

Com certeza tudo isso é possível. Mas para isso tem que começar a preparação com paciência e disciplina, sem pressa. Porém, muitos iniciantes já querem fazer Triatlos Longos (70.3/Ironman) em menos de um ano de treinamento, o que pode gerar problemas.

Os princípios do seu treinamento

Para não prejudicar sua saúde e progredir, você deve respeitar alguns princípios:seu treinamento deve ser progressivo e regular nas sessões de treinamento.

O número e a duração das sessões semanais de treinamento devem ser aumentados progressivamente. O corpo não se adapta instantaneamente às sobrecargas exercidas no esporte, seja ele qual for. O treinamento sobrecarrega os músculos e fadiga o corpo, diminui as reservas energéticas e ajuda no emagrecimento. Felizmente, a recuperação permite ao organismo se reconstruir cada vez um pouco mais forte. Portanto, pesquisas mostram que corredores de fundo e triatletas tem ossos mais densos que pessoas sedentárias, porque os ossos são sobrecarregados nos treinamentos e competições e depois são recuperados e ficam mais densos e resistentes após a o repouso e recuperação dos treinamentos. Eles vão, de pouco a pouco, obtendo uma estrutura forte permitindo que se faça um treinamento longo e intenso.

Regularidade das sessões de treinamento

As sessões de treinamento devem ser bem elaboradas a cada semana. A regularidade do treinamento se integra na mesma lógica que a progressão: A recuperação.

Se você não é um triatleta regular nos treinamentos com certeza não haverá evolução, neste caso não existe milagre. Como diz Lance Armstrong, sem esforço e dedicação não há evolução. Para evoluir nos treinamentos e competições tem que ser regular dentro da progressão.

Preparação nas sessões de treinamento


As sessões de treinamento devem ser progressivas. O começo da sessão de Treinamento(aquecimento) deve ser leve até se sentir preparado para o treinamento principal. Após a sessão principal de treinamento vem o trabalho de recuperação ou ”volta a calma” que permite fazer com que o acido lático produzido durante o treinamento se transforme em energia para os músculos e ajude na recuperação o treinamento do dia seguinte.

Participação em competições

Na minha opinião, o atleta tem que ter no mínimo um ano de treinamento no Triatlo para participar de uma competição de triatlo sprint/olímpico com o mínimo de qualidade e saúde. Antes disso, o Triatleta pode participar de corrida de rua, travessia de natação, provas de ciclismo, duathlon aquático e terrestre, até fazer uma prova de Triatlo. Para participação em uma prova de Triatlo Longa, o mínimo de treinamento deve que ser de dois anos. Como foi descrito acima a progressividade e regularidade dos treinamentos, em conjunto com os números de anos/meses de prática é que farão com o que o futuro triatleta faça uma prova de Triatlo com qualidade e saúde, evitando lesões e traumas. O que acontece normalmente com vários Triatletas é que fazem provas sem o preparo necessário para isto.

Por Carlos Moraes – Treinador de Triathlon nível I e II da CBTriem Balneário Camboriúm, Santa Catarina.
Fonte: MundoTRI

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO