segunda-feira, 3 de maio de 2010

Suplementos proteicos: Usar ou não usar?

Hoje em dia, tem se falado muito sobre a utilização de suplementos para aqueles que praticam esporte seja por prazer ou por fins competitivos. O grande objetivo é ganhar força, potência, rendimento e estética. Mas será que realmente é necessária essa suplementação?

As proteínas foram as primeiras substâncias a serem reconhecidas como parte vital dos tecidos vivos.A proteína corporal é composta geralmente por 20 aminoácidos, cada um com um objetivo metabólico diferente.

Após a absorção da proteína, o organismo toma as melhores decisões em relação ao destino desses aminoácidos como por exemplo a síntese de tecido corporal e outras funçoes metabólicas essenciais.

A suplementação proteica provavelmente não é necessária para a maioria dos praticantes de atividade física, pois é bem possível atingir o aporte necessário recomendado através de uma boa alimentação.

Porém, existem situações práticas que mostram que alguns praticantes têm dificuldades em alcançar esta recomendação, por diversos motivos, como: falta de tempo, lugar e programação necessária para fazer uma boa refeição.

Para ser considerado um suplemento proteico de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto deve conter em sua formulação, no mínimo 50% das calorias oriundas das proteínas e 65% de proteinas de alto valor biológico. Também podem conter vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras.

Entretanto, alguns efeitos colaterais são comprovados pelo uso excessivo desses suplementos, como: sobrecarga renal, hepática, desequilíbrio no balanço nitrogenado e até efeitos adversos como ganho de peso.

Não exitem evidências científicas de que o consumo de misturas especiais de aminoácidos ou de certos tipos de proteínas ofereçam qualquer vantagem adicional em relação ao ganho de massa muscular, quando comparadas com proteínas de alto valor biológico provenientes de uma alimentação equilibrada e balanceada.

Normalmente, a alimentação do brasileiro já é hiperproteica e permite por si só, alcançar a recomendaçao diária estabelecida. Mas, caso o praticante não consiga atingir os níveis recomendados, o mais indicado é procurar um profissional de nutrição para que juntos, cheguem ao acordo da melhor fórmula, momento e quantidade a se tomar.

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO