segunda-feira, 29 de março de 2010

Fisioterapia Esportiva


A reabilitação aplicada na medicina esportiva, quando comparada com outras linhas de reabilitação, é consideravelmente diferente, pois a natureza competitiva dos atletas traz a necessidade de abordagem agressiva no método de reabilitação. Alem da natureza do atleta, deve-se levar em conta o número de jogos/competições/torneios, a necessidade do atleta de complementar o time ou competir e o aspecto psicológico do atleta com relação à lesão.
O aspecto fisiológico de como o atleta se sente com relação à lesão é importante, pois o atleta pode apresentar diversidade nas reações emocionais como: variação no limiar de dor; cooperação e colaboração, em relação ao tratamento, diminuídas; diminuição da competitividade; negação de deficiência; depressão; raiva; medo e culpa.
Por isso, o fisioterapeuta deve passar confiança ao atleta, principalmente nas lesões que necessitam de reabilitação de longa duração, onde o atleta tem medo de não poder mais retornar para sua atividade esportiva.
O objetivo da reabilitação é o retorno do atleta à atividade o mais rápido possível, porém, não cabe ao fisioterapeuta arriscar o processo de recuperação do atleta, acelerando o tratamento de forma desnecessária e irresponsável, pois, se não é dado o tempo suficiente para que a lesão seja curada pode causar agravamento da mesma e fazer com que o atleta se afaste definitivamente de sua atividade.
Pelo fato dos pacientes serem diferentes sem suas respostas às várias técnicas de tratamento, o fisioterapeuta deve evitar os protocolos de reabilitação que podem ser seguidos como uma verdadeira “receita de bolo”.
“O uso de “receitas” de reabilitação deve ser fortemente desencorajado. Em vez disso, o fisioterapeuta deve desenvolver uma ampla base de conhecimento teórico e pratico a partir da qual possa selecionar técnicas ou ferramentas especiais para reabilitação e aplicá-las em cada caso, conforme adequado”
Atletas são pessoas movidas por objetivos, isso faz com que o fisioterapeuta, que atua na área esportiva, tenha que criar um programa que faça com que o atleta consiga obter uma série de “sucessos” progressivos na conquista de objetivos de curto prazo ao longo da reabilitação. Os atletas que sofrem uma lesão e necessitam de intervenção cirúrgica, quase sempre estão mais preocupados em saber precisamente por quanto tempo ficarão afastados e exatamente quando poderão retornar integralmente à atividade, mesmo assim, o fisioterapeuta não deve dar a esse atleta lesado nenhum prazo ou data exata para a alta deste paciente. E para que o paciente não fique desestimulado, o fisioterapeuta deve apresentar ao atleta uma seqüência de desafios. É primordial que o atleta esteja ativamente envolvido no planejamento do processo de reabilitação da sua lesão.

0 comentários:

© Todos os Direitos Reservados por WooM 2009

Voltar para TOPO